Ayla – A filha das cavernas

ayla-02Hoje vou falar um pouquinho desse livro incrível: AylaA filha das cavernas de Jean M. Auel. É o primeiro de cinco livros da saga Os filhos da Terra. Mas antes de falar da história, vou contar como conheci este livro. Na época do TCC, eu estava bem perdida em relação ao tema. Mesmo assim, defini um tema que julguei interessante e fui atrás de uma orientadora, mesmo sem nenhuma experiência sobre o assunto.

A professora logo me questionou sobre minha experiência em relação ao tema que eu tinha escolhido. Ela me perguntou com que eu trabalhava, e eu contei um pouco sobre minha rotina com as crianças da creche. Ela, muito experiente e sensível, logo identificou um tema, que tinha muito a ver com a minha experiência com a educação infantil e também tinha muito a ver comigo: resiliência. Mais pra frente vou fazer um post somente sobre resiliência, pois o conceito ainda é muito mal disseminado.

Enfim, entre uma reunião e outra, ela me perguntou se eu gostava de ler e que tipo de livro. Eu disse que sim, e que eu estava lendo Crime e Castigo do Dostoiévski (aqui no blog tem um post sobre esse livro que retornei a ler este ano). Ela me indicou a Alya, disse que era uma história bonita e que tinha muito a ver com o tema que eu estava estudando. Foi então que larguei Crime e Castigo e comecei a ler a Ayla. Só posso dizer que valeu muito a pena ter lido esse livro.

ayla-01

A história acontece a cerca de 35 mil anos atrás e conta as aventuras e desventuras de uma menina que se perde do seu clã, após um grande terremoto. Ela é encontrada por um outro clã, menos evoluído que o seu. Ela não é muito bem-vinda pelos membros do grupo, e muito mais do que adaptar-se à nova cultura, Ayla encontra muitos desafios e sofrimento pelo caminho.

Todo o ambiente é descrito de uma forma minuciosa e os personagens são bem interessantes. Mas, o mais legal mesmo é o desenrolar de cada situação, as descobertas e escolhas da Ayla. Só de lembrar me deu vontade de reler..rs

É isso aí, se vocês já leram esse livro, cometem!!

Beijos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s